segunda-feira, 23 de agosto de 2010

dead valley

saímos de las vegas, e deixámos para trás uma cidade onde tudo pode acontecer. O dia iria trazer-nos o oposto de tudo isso. Dead valley é o nada, mas descobrimos que tem muito!

à medida que nos dirigíamos para oeste a temperatura aumentava e a paisagem alterava-se, árida, rochosa mas com umas cores fantásticas!










um enorme vale branco (devido ao sal) rodeado por montanhas rochosas com cambiantes alaranjados, rosados, esverdeados, ocres, castanhos... um dos percursos chama-se mesmo 'artist drive' pela semelhança com uma paleta!












e afinal um vale onde aparentemente tudo estará morto, revelou-se uma surpresa de enorme beleza natural, principalmente ao pôr-do-sol (minha altura do dia preferida), quando as cores se tornam mais quentes com tonalidades surpreendentes.









o calor era insuportável, o sol queimava, e custava mesmo a respirar! foi um dia escaldante, a temperatura rondava os 47ºC, e chegou a atingir os 50ºC, há provas - foto que regista o valor quando circulávamos na parte central do vale.

percebemos porque é dead valley! tudo morre, até os carros às vezes não sobrevivem ao intenso calor... o nosso felizmente apenas ameaçou. Uns hippies que jogavam às cartas descontraidamente numa bomba de gasolina não tiveram a mesma sorte, o carro sucumbiu!
inicialmente pensámos que ainda iríamos dormir ao sequoia national park, mas os USA são enormessss, além disso há sempre uma montanha/serra que nos impede de percorrer o que inicialmente queríamos. e assim foi. as sequóias ficavam a 6 horas de viagem. Impensável. afinal 'em portugal tb há sequóias!!! e segundo me disseram recentemente até tenho sequóias no meu jardim!

ficámos a dormir num motel em Ridgecrest, uma pequena cidade do interior, com uma base militar, e excelentes cabeleireiras! uma vietnamita, que tinha vindo para os USA nos anos 70 (vítima de alguma paixão com um americano em tempo da guerra) iria cortar o cabelo ao zé no dia seguinte. Vietnamita essa que tinha um galo de Barcelos, entre outras recordações de umas férias em portugal. Fantástica coincidência!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário